Por que você deve aprender a digitar mais rápido e quais os Teclados que eu recomendo

Com o universo conectado de hoje, sabemos que quase tudo passa pelo computador. Trabalho, relacionamentos, atividades criativas, resolução de tarefas do colégio ou da faculdade, finalização de planilhas, construção de relatórios, TCCs, artigos, e-books… A lista é infinita.

Hoje essa caixinha eletrônica nos leva para os mais diversos lugares e situações, sem sairmos da cadeira.

É de se surpreender, então, que não nos preocupemos suficientemente com a obtenção dos melhores custos-benefícios em termos de equipamentos para potencializar nossa experiência de navegação, nem com o desenvolvimento de habilidades que nos seriam extremamente úteis em nossos afazeres diários.

O caso clássico desse descuido nosso é, ao meu ver, a digitação.

Todo mundo pensa que só um escrivão ou alguém que trabalha com TI diretamente deve possuir a habilidade de digitar com velocidade acima da média. Mas esse tipo de raciocínio tem diversos problemas.

O principal deles é o de que você provavelmente fica na frente do computador digitando tempo suficiente para que seja extremamente útil ter uma capacidade de digitação maior. Você tem que redigir o TCC ou artigo para graduar ou obter o certificado de pós-graduação? Você é um professor que tem que digitar suas aulas, realizar slides, por exemplo? Você tem que produzir relatórios para as chefias? Você costuma conversar muito com as pessoas pelo Web WhatsApp, por exemplo?

As perguntas são retóricas. Muito provavelmente você realiza alguma dessas operações diariamente, senão todas ou grande parte delas.

Já ficou claro, portanto, que possuir essa habilidade de digitação rápida, vai te tornar mais rápido em basicamente… tudo! Tudo que você for fazer no computador, você vai fazer mais rápido e melhor. Digitando mais rapidamente, e de maneira mais precisa, você poderá pensar mais rapidamente, fazer mais serviço em menos tempo (pois você digitará mais rápido), economizar tempo (pois você comete menos erros) e, de quebra, impressionar todo mundo que te vir digitando. De fato, é razoavelmente seguro supor que você pode dobrar sua produtividade média só por aumentar a velocidade e precisão da sua digitação.

Você não precisa de um curso caro de digitação para digitar melhor. Você só precisa treinar de 10 a 15 minutos por dia e possuir um teclado bom. Nada mais, nada menos. Ao longo do tempo verá que sua habilidade em digitação aumentará consideravelmente.

Seguem 4 dicas para o treino de digitação que vão acelerar o seu processo de aprendizado:

  1. Utilize sites especializados.

Há vários sites gratuitos e especializados na internet com exercícios de digitação. Basta sentar a bunda na cadeira e treinar de 10 a 15 minutos em alguns deles.

Os que eu recomendo são o https://www.keybr.com/ e o https://www.keyhero.com/

O Key Br te propõe a digitação de diversas palavras, muitas das quais nem existem oficialmente, apenas para identificar onde estão os seus principais erros no momento da digitação. É do “r” que você apanha? Tem dificuldade em alguma sílaba específica? O software identifica suas imprecisões e passa a selecionar para o seu treino apenas palavras que vão exigir que você repita em cima das suas dificuldades, até você ficar bom nelas.

O Keyhero é mais direito e tradicional. Ele te fornecerá um texto e você deve tentar digitar esse texto o mais rapidamente possível. Ao fim e ao cabo ele te fornecerá sua velocidade média e porcentagem de precisão. Daí você repete o processo e vai checando como anda o seu desenvolvimento.

2. Aprenda os atalhos, um a um, e passe a aumentar seu repertório de uso do teclado.

Você sabia, por exemplo, que quando você escreve uma palavra errada, ao invés de clicar 1000x na tecla “Backspace” para apagar tudo, você pode simplesmente clicar “Ctrl + Backspace” para deletar a palavra de uma vez só? Você sabia que para movimentar mais rápido no texto, ao invés de clicar seta direta/esquerda um monte de vezes (ou ficar segurando essa tecla) basta clicar “Ctrl + seta direita ou esquerda” para pular uma palavra toda?

Aprender aos poucos esses atalhos, incorporando-os ao seu repertório de digitação é uma excelente estratégia para digitar de maneira bem mais rápida e precisa e, certamente, causar uma grande diferença positiva na sua produtividade.

3. Veja vídeos e dicas de digitadores profissionais, tentando, uma a uma, absorver as técnicas para o seu repertório de digitação.

Ir nos melhores é sempre a dica, seja lá o que você queira fazer. O segredo é não querer imitá-los em sua integralidade logo de cara. Veja vídeos de digitadores profissionais ensinando as suas técnicas e observe o que você acha que pode já ir incorporando ao seu treino. Posição inicial da mão? Uso do dedo mindinho? Vá observando o que você acha que melhoraria mais sua velocidade e precisão na digitação e passa a tentar utilizar essa técnica específica nos momentos de treino. Assim que dominar uma técnica, passe para a próxima.

Pense em ganhos incrementais que se acumulam ao longo do tempo. Tenha paciência, mas uma paciência convicta: antes que você se dê conta, estará digitando muito mais rapidamente do que quando começou. Pode acreditar!

TENHA O MATERIAL ADEQUADO PARA O TRABALHO!

Existe uma lógica muito negativa na vida: fazemos “economias burras”.

Queremos economizar em coisas que usamos todos os dias, por vezes, mais de uma vez por dia. Economizamos em roupa de baixo, escova e pasta de dentes etc…

Como nossos acessórios digitais, não é diferente. Todo querem um bom computador, uma boa tela. Mas o mouse e o teclado, o mais barato que tiver está valendo.

Não caia nesse raciocínio. É como dissemos anteriormente: um bom teclado combinado com uma boa digitação, e sua produtividade, só com essas mudanças, por ser potencializada de uma forma impressionante.

O Teclado Mecânico Philips Spk8614, é feito de material bom e resistente, sendo (provavelmente) um rebrand de uma marca chinesa AULA, é um ótimo custo benefício, levando-se em conta o preço atual do dólar. O peso ideal para que ele não saia do lugar enquanto jogar. O Led do teclado se movimenta dependendo das diversas opções selecionadas, sendo a palheta de cor coerente com a separação de cada função do teclado. Visualmente, é estiloso e não possui características exageradas.

Um último detalhe é que esse teclado é para quem gosta de barulho. Ele não é silencioso, o que não é necessariamente um defeito. Eu, particularmente, sinto que ouvir o barulho das teclas quando digito, me ajuda a entrar no estado ideal de concentração para o trabalho. Mas isso é uma questão pessoal.

Você pode comprar o Teclado Mecânico Philips Spk8614 clicando no link ou na imagem abaixo e aproveitando as ofertas amazon:

https://amzn.to/2Ng54mL

Além desse, outra opção é o Teclado HyperX Alloy Core RGB, que possui um acabamento de tirar o fôlego. Teclado bonito e completo, apesar de definido como gamer, é apropriado para qualquer tipo de atividade profissional também. É um dos melhores teclados de membrana disponível no mercado. O Teclado é padrão ABNT2, o que já nos ajuda, enquanto brasileiros que usam “ç” e “^”.

Uma coisa que sempre gostei nesse dispositivo é o tamanho ideal das teclas, algo que ajuda muito na hora da digitação rápida, evitando que você clique na tecla errada sem querer. Nessa faixa de preço, é um dos únicos com controle de mídia dedicados. Possui uma resposta táctil muito boa, com teclas um pouco mais altas que os teclados mais tradicionais, além de ser muito silencioso.

O Teclado HyperX Alloy Core RGB pode ser comprado clicando-se no link ou na imagem abaixo:

https://amzn.to/3pC1TCP

Busque sempre olhar o padrão do teclado (se é americano, que vem sem o “ç” ou brasileiro) e se o revendedor é confiável.

Esperamos que as dicas acima lhes sejam úteis. Boa caminhada rumo à uma produtividade excepcional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s